A Expobor 2024, um dos maiores e mais influentes eventos da indústria de borracha e pneus na América Latina, foi um marco para o setor, reunindo mais de 9.600 visitantes e 190 expositores.
Realizada no início de julho em São Paulo, a feira ocorreu em paralelo a Pneushow e destacou-se pela sua grandiosidade e pelo impacto significativo que causou no mercado. O evento contou com a presença de autoridades, como Marcelo Zaidan, Presidente da Abiarb e do Sindibor, Senadora Margareth Buzetti, Presidente da ABR, e Giulio Cesar Claro, Presidente da ARESP.
Nesta edição, que teve um crescimento de 20% em relação ao ano anterior, a Expobor se consolidou ainda mais como um ponto de encontro para profissionais e líderes dos setores de borracha e pneus. O evento atraiu um público qualificado, composto por especialistas e profissionais de mais de 20 países, refletindo seu prestígio e importância no cenário internacional.
A inovação da Copé foi destaque na Expobor 2024
Um dos destaques da Expobor foi o lançamento do Sistema de Monitoramento pela Copé, uma solução que promete transformar o modo como os equipamentos industriais são gerenciados. Este sistema tem aplicação a diversos tipos de máquinas, contribuindo para a redução do tempo de parada e consequente eficiência da operação.
Para entender melhor, o Sistema de Monitoramento da Copé utiliza algoritmos avançados de análise das principais variáveis de processo, incluindo pressão, temperatura, peso, vibração, amperagem e consumo de energia. Entre as variáveis específicas, a tecnologia é capaz de monitorar aspectos como abertura e fechamento de comporta e taxa de resfriamento, dependendo do tipo de equipamento.
Por ser uma tecnologia ainda pouco vista no mercado de máquinas para a indústria de borracha e plástico, trata-se de uma solução inovadora que agora os clientes e parceiros da Copé podem levar para otimizar suas operações. O sistema é projetado para permitir a manutenção preventiva e preditiva, possibilitando a antecipação de falhas e a realização de ajustes antes que ocorram quebras de componentes críticos.
Além disso, a implementação desta tecnologia proporciona benefícios como a capacidade de monitorar os sinais e alarmes dos equipamentos em tempo real. Desse modo, também é possível reduzir custos associados a deslocamentos de técnicos. Além disso, a conectividade remota facilita a resolução rápida de problemas, proporcionando uma gestão mais eficiente dos recursos.
O sistema é compatível com os equipamentos principais do processo, como Misturadores Internos de Rotores, Misturadores Abertos de Cilindros, Extrusoras, Calandras e Prensas. Pode ser instalado tanto em equipamentos novos quanto em equipamentos antigos, embora a compatibilidade com máquinas mais antigas possa exigir uma avaliação específica para adaptar as condições de conectividade e comunicação.
Uma revolução no mercado
Este lançamento demonstra o compromisso da Copé com a inovação e a excelência no setor e reforça sua posição como líder no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendem às necessidades emergentes da indústria. Assim, oferece aos clientes ferramentas para otimizar a operação e manutenção de equipamentos.
“A Expobor 2024 foi, sem dúvida, um evento marcante, no qual apresentamos uma solução que promete redefinir o futuro do monitoramento de máquinas industriais”, avalia Elisandro N. Zimke, Coordenador Comercial da Copé. Com um público engajado e uma crescente demanda por tecnologias avançadas, a empresa se consolida como um pilar de inovação no setor de máquinas e equipamentos para a indústria de plástico e borrachas.
Para saber mais entre em contato com a nossa equipe.